Sofrimentos do jovem Werther - 1ª referência

Masson, Jeffrey Moussaief (1986). Carta de 31 de maio de 1897. In A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess (1887-1904). Rio de Janeiro: Imago.

A citação encontra-se no capítulo “Periodicidade e autoanálise”, conforme a divisão feita pelo editor das cartas, página 252. A citação a Goethe está no Rascunho N, anexo à carta de 31 de maio de 1897. Freud traça um paralelo entre o mecanismo da criação literária com as fantasias histéricas. Remete-se a Goethe para exemplificar a criação do personagem principal da obra Sofrimentos do jovem Werther a partir de elementos da vida do autor, factuais ou fantasiados.

Para criar seu Werther, Goethe combinou algo que havia experimentado — o amor por Lotte Kastner — com algo que ouvira: o destino do jovem Jerusalém, que morreu cometendo suicídio. É provável que estivesse brincando com a ideia de se matar, e encontrou um ponto de contato nisso, identificando-se com Jerusalém, a quem emprestou uma motivação retirada de sua própria história de amor. Por meio dessa fantasia, protegeu-se das consequências de sua experiência (Masson, 1986, p. 252).

Goethe, Sofrimentos do jovem Werther

09/11/2025 00:00