O projeto de pesquisa Freud e a ciência da literatura – Interdisciplinaridade na fundamentação teórico-conceitual da psicanálise é vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ingrid Vorsatz. O projeto surgiu a partir da experiência de alunos na disciplina Psicanálise e literatura: Freud e os clássicos e permanece vinculado a esta. Tem como objetivo investigar, a partir das referências literárias utilizadas por Freud e também por Lacan, aquilo que constitui o fundamento comum entre psicanálise e literatura: o campo da palavra e da linguagem, distinguindo suas respectivas especificidades. Almeja-se ainda destacar o papel da literatura como ferramenta privilegiada e também como subsídio à a fundamentação conceitual da psicanálise, destacando o recurso aos clássicos da literatura ocidental no estabelecimento do imprescindível critério de universalidade requerido pela ciência, bem como as consequências clínicas que derivam desse empreendimento.
Ingrid Vorsatz - Coordenadora do projeto
Psicanalista. Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora de Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Autora de Antígona e a ética trágica da psicanálise (Zahar/FAPERJ, 2013). Livro contemplado com o Prêmio Jabuti 2014 na categoria Psicologia e Psicanálise.
Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0210308638523119
10/12/2024 00:00