Freud, Sigmund (1996n). Alguns tipos de caráter encontrados no trabalho psicanalítico. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1916).
A citação encontra-se em Alguns tipos de caráter encontrados no trabalho psicanalítico, no item II - “Os arruinados pelo êxito”. Nesta passagem, Freud estuda a atividade dos dramaturgos, mencionando seu efeito em quem o assiste. Em nota, menciona o personagem Ricardo III.
[...] O dramaturgo pode realmente, durante a representação, dominar-nos pela sua arte e paralisar nossos poderes de reflexão; mas não nos pode impedir de que, subsequentemente, tentemos aprender seu efeito mediante o estudo de seu mecanismo psicológico. Nem o argumento de que um dramaturgo tem a liberdade de encurtar à vontade a cronologia natural dos fatos que ele apresenta diante de nós, se pelo sacrifício da probabilidade comum ele puder realçar o efeito dramático, me parece pertinente nesse caso, pois tal sacrifício só se justifica quando meramente interfere na probabilidade [nota], e não quando rompe a relação causal; além disso, o efeito dramático dificilmente teria sido afetado se se tivesse deixado a passagem do tempo indeterminada, em vez de ficar expressamente limitada a poucos dias (Freud, 1996n, p. 338).
Há uma nota de rodapé de Freud, mencionando a obra de Shakespeare:
Como na corte feita por Ricardo III a Ana, ao lado do esquife do Rei que ele assassinou (Freud, 1996n, p. 338).
Shakespeare, Ricardo III
08/11/2025 00:00