Júlio César - 5ª referência

Freud, Sigmund (1996bbb). Notas sobre um caso de neurose obsessiva. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. X. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1909).

A citação encontra-se em “Notas sobre um caso de neurose obsessiva” (1909), na Parte I – “Extratos do caso clínico”, subitem D, intitulado “Iniciação na natureza do tratamento”, página 160. Neste trecho, Freud trata da ambivalência de sentimentos do paciente conhecido como “homem dos ratos” em relação ao seu pai. Utiliza-se da citação à peça shakespeariana para traçar um paralelo entre esta relação e a de Brutus e Júlio César.

[...] ele estava bem seguro de que a morte de seu pai jamais poderia ter sido objeto de seu desejo, mas apenas de seu medo. [...] Conforme a teoria psicanalítica, eu lhe disse, todo medo correspondia a um desejo primeiro, agora reprimido. [...] Ele estava muito agitado com isso, e muito incrédulo. Queria saber como lhe fora possível ter um desejo desses, considerando que ele amava seu pai mais do que amava qualquer outra pessoa no mundo. [...] Respondi que exatamente um amor assim intenso era a precondição necessária do ódio reprimido. No caso de pessoas com que se sentia indiferente, ele podia, seguramente, não ter dificuldades em manter, lado a lado, propensões a um prazer moderado e a um desprazer igualmente moderado; por exemplo, supondo-se que ele fosse um oficial, ele poderia pensar que seu chefe era agradável como um superior, contudo ao mesmo tempo um velhaco como um advogado, e desumano com um juiz. (Shakespeare faz Brutus falar de Júlio César de um modo semelhante: `Como César me amou, eu choro por ele; como foi afortunado; eu me regozijo com isso; como foi valoroso, eu o honro; mas, como foi ambicioso, eu o matei.’ Mas essas palavras já nos atingem como um tanto estranhas e pelo verdadeiro fato de que havíamos imaginado o sentimento de Brutus por César como algo mais profundo.) (Freud, 1996bbb, p. 160).

Shakespeare, Júlio César

08/11/2025 00:00