Freud, Sigmund (1996zz). Os chistes e a sua relação com o Inconsciente. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. VIII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1905).
A citação encontra-se em “Os chistes e a sua relação com o inconsciente”, na Parte A - “A parte analítica”, no capítulo II, intitulado “A técnica dos chistes”, página 76. Neste trecho, Freud trata de uma das técnicas dos chistes, a representação pelo oposto, isto é, afirmar algo que é diametralmente oposto ao que se pretende dizer. Utiliza-se da citação à peça shakespearianas para apontar que tal técnica não se restringe à formação de chistes.
Como mostram esses exemplos, a representação pelo oposto é um instrumento da técnica do chiste usado frequentemente e operando com grande poder. Mas há algo que não devemos desconsiderar: essa técnica não é um absoluto peculiar aos chistes. Quando Marco Antônio, após um longo discurso no Fórum onde reverteu a atitude emocional de sua audiência em relação ao cadáver de César, finalmente exclamou uma vez mais:
‘For Brutus is an honourable man...’¹ ele sabe que o povo agora lhe devolverá aos gritos o sentido verdadeiro de suas palavras: ‘They were traitors: honourable men!’²
Nota de rodapé n.1: (Pois Brutus é um homem honrado... N. do T. bras.)
Nota de rodapé n.2: (Eles foram traidores: homens honrados! N. do T. bras.) (Freud, 1996zz, p. 76).
Shakespeare, Júlio César
08/11/2025 00:00