Hamlet - 27ª referência

Freud, Sigmund (1996tt). O mal-estar na civilização. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1930[1929]).

A citação encontra-se em “O mal-estar na civilização” (1930 [1929]), capítulo VIII, página 140. Nesta citação, Freud faz referência ao lugar privilegiado que o sentimento de culpa assumiu em sua teoria. Para o psicanalista, o sentimento de culpa é decorrente direto do avanço cultural. Em nota de rodapé, Freud se utiliza de uma fala de Hamlet, personagem shakespeariano, para afirmar o quanto a consciência, comumente associada à autonomia do homem e sua superioridade em relação aos outros animais, é fonte de sofrimento.

Isso pode ter prejudicado a estrutura do trabalho, mas corresponde fielmente à minha intenção de representar o sentimento de culpa como o mais importante problema no desenvolvimento da civilização, e de demonstrar que o preço que pagamos por nosso avanço em termos de civilização é uma perda de felicidade pela intensificação do sentimento de culpa.[1]

Nota de rodapé 1: ‘Assim, a consciência faz de todos nós covardes...’ [...] Talvez por não achar necessário, o Editor inglês não menciona a fonte da citação acima. É do monólogo de Hamlet de Shakespeare (Ato III, Cena I) (N. Do T. Brasileiro) (Freud, 1996tt, p. 140).

Shakespeare, Hamlet

08/11/2025 00:00