Fausto - 45ª referência

Freud, Sigmund (1996ggg). Análise terminável e interminável. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1937).

A citação encontra-se em Análise terminável e interminável (1937), páginas 258-259. Freud associa o personagem de Goethe, Fausto, a Empédocles, quem se dedicou à diversas áreas de prática, estudo e saber, porém, não se constrangeu diante das práticas obscurantistas.

Empédocles de Acragas (Girgenti), nascido por volta de 495 a.C., é uma das maiores e mais notáveis figuras da história da civilização grega. As atividades de sua personalidade multifacetada seguiram as mais variadas direções. Ele foi investigador e pensador, profeta e mágico, político, filantropo e médico com conhecimentos de ciências naturais. Diz-se que libertou a cidade de Selinunte da malária e seus contemporâneos o reverenciavam como a um deus. Sua mente parece ter unido os mais agudos contrastes. Era exato e sóbrio em suas pesquisas físicas e fisiológicas; contudo, não se retraiu ante as obscuridades do misticismo e construiu especulações cósmicas de audácia espantosamente imaginativa. Capelle compara-o ao Dr. Fausto, ‘a quem muitos segredos foram revelados’¹

Nota de rodapé 1: [‘Dem gar manch Geheimnis wurde kund.’ Modificado a partir de um verso na primeira fala de Fausto. (Goethe, Fausto, Parte I, Cena I.)]” (Freud, 1996ggg, p. 258-59).

Goethe, Fausto

10/11/2025 00:00