Freud, Sigmund (1996rr). Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud Vol. XI. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1910).
A citação encontra-se em “Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância” (1910) na primeira parte do artigo, página 84. Freud se refere a Fausto, de Goethe, para fazer uma comparação com a personagem-título da peça e Leonardo Da Vinci sobre o elevado desejo de conhecimento e saber encontrado em ambos os casos. Freud encontra tanto no caso de Leonardo quanto no de Fausto a transformação da pulsão (instinto, na tradução da imago) em outras formas de atividade.
Devido à sua sede insaciável e incansável de conhecimento, Leonardo tem sido chamado o Fausto italiano. Embora longe de discutir a possível transformação do instinto de investigação em prazer de viver - transformação que devemos considerar como fundamental na tragédia Fausto - cremos poder arriscar a afirmativa de que a evolução de Leonardo se aproxima do pensamento de Spinoza (Freud, 1996rr, p. 84).
Goethe, Fausto
10/11/2025 00:00