Freud, Sigmund (1996pp). Moisés e o monoteísmo três ensaios. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1939[1934-38]).
A citação encontra-se em “Moisés e o Monoteísmo - três ensaios” (1939[1934-38]), capítulo I, intitulado “Moisés, o Egípcio”. Freud refere-se ao livro de Otto Rank (1884-1939), discípulo muito próximo de Freud, O mito do nascimento do herói: uma interpretação psicológica dos mitos (1909), no qual reconhece um certo padrão das culturas em erigir heróis ou personalidades míticas, que servem de referência a estas culturas. Édipo está nesta lista de personalidades míticas. Freud assinala que todas estas figuras míticas compartilham um elemento em comum: todas se rebelaram contra o pai e o venceram.
Os nomes que nos são mais familiares na série que começa com Sargão de Agade são Moisés, Ciro e Rômulo. Mas, além destes, Rank reuniu grande número de outras figuras heróicas da poesia ou da lenda, de quem se conta a mesma história a respeito de sua juventude, quer em sua totalidade quer em fragmentos facilmente reconhecíveis, incluindo Édipo, Karna, Páris, Telefos, Perseu, Héracles, Gilgamesh, Anfion e Zetos, e outros. As pesquisas de Rank familiarizaram-nos com a fonte e o propósito desse mito. Só preciso referir-me a elas por algumas breves indicações. O herói é alguém que teve a coragem de rebelar-se contra o pai e, ao final, sobrepujou-o vitoriosamente (Freud, 1996pp, p. 23).
Édipo Rei
06/11/2025 00:00