Édipo Rei - 16ª referência

Freud, Sigmund (1996yyy). Algumas notas adicionais sobre a Interpretação de Sonho como um todo. In Edição da Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1925).

A citação encontra-se em “Algumas notas adicionais sobre a Interpretação de Sonhos como um todo” (1925), na seção (B) - “Responsabilidade moral pelo conteúdo dos sonhos”, página 148. Jocasta, em determinado momento da peça Édipo Rei, faz referência ao recorrente sonho de todo menino de ter relações com sua mãe. Freud alude a esse comentário para pontuar a dificuldade do conteúdo do sonho surgir de forma tão direta, ainda que todo sonho seja a satisfação de “desejos imorais”.

A maioria dos sonhos — sonhos inocentes, sonhos sem afeito e sonhos de ansiedade – são revelados, quando as deformações da censura foram desfeitas como a satisfação de impulsos desejosos imorais – egoístas, sádicos, pervertidos ou incestuosos. Tal como no mundo da vida desperta, esses criminosos mascarados são muito mais comuns que aqueles com a viseira levantada. O sonho direto de relações sexuais com a própria mãe, a que Jocasta alude em Édipo Rei, é uma raridade em comparação com toda a multiplicidade de sonhos que a psicanálise deve interpretar no mesmo sentido (Freud,1996yyy, p. 148).

Édipo Rei

06/11/2025 00:00