Freud, Sigmund. (1996b). Estudos sobre a histeria. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. II. Rio de Janeiro Imago. (Obra original publicada em 1893-1895).
A citação encontra-se em “Estudos sobre a histeria” (1905), capítulo II “Casos clínicos”, subcapítulo IV “Katharina”, página 160, em uma nota de rodapé adicionada em 1924. Nesta nota de rodapé, Freud confessa ter omitido o fato de que o homem que havia feito investidas sexuais a sua paciente era, na verdade, seu pai. É importante notar o rigor clínico de Freud ao admitir esta omissão como algo que atrapalha a exposição e apreensão dos elementos em jogo na formação dos sintomas histéricos de sua paciente. A nota complementa explanação sobre angústia histérica.
Ouso, após tantos anos, erguer o véu da discrição e revelar que Katharina não era a sobrinha, mas a filha da estalajadeira. A moça adoeceu, portanto, como resultado de investidas sexuais por parte de seu próprio pai. As distorções como a que introduzi no presente exemplo devem ser rigorosamente evitadas ao se relatar um caso clínico. Do ponto de vista da compreensão do caso, uma distorção dessa natureza não é, naturalmente, uma questão tão sem importância quanto seria deslocar a cena de uma montanha para outra (Freud, 1996b, p. 160).
Complexo de Édipo