Referências ao autor - 8ª referência

Freud, Sigmund (1996ll). Dostoiévski e o parricídio. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1928[1927]).

A citação encontra-se em “Dostoievski e o parricídio” (1928 [1927]), página 191. Nela, Freud se refere ao cumprimento da pena de Dostoievski na Sibéria. Um dado que confirmaria sua hipótese sobre a origem psíquica dos sintomas de Dostoiévski e, portanto, a hipótese diagnóstica de neurose histérica, seria que suas crises epilépticas tivessem diminuído ou cessado durante o cumprimento de sua pena.

Nota de rodapé 2: A maioria dos relatos, inclusive o do próprio Dostoiévski, afirma, ao contrário, que a moléstia só assumiu seu caráter epiléptico final durante o exílio siberiano. Infelizmente, há motivos para desconfiar das afirmativas autobiográficas dos neuróticos. A experiência demonstra que suas lembranças introduzem falsificações destinadas a interromper vinculações causais desagradáveis. Não obstante, parece certo que a detenção de Dostoievski na prisão siberiana alterou acentuadamente sua condição patológica. Cf Fülöp-Miller (1924, 1.1186) (Freud, 1996ll, p. 191).

Literatura, Dostoiévski