Freud, Sigmund (1996pp). Moisés e o monoteísmo três ensaios. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1939[1934-38]).
A citação encontra-se em “Moisés e o monoteísmo três ensaios”, ensaio III “Moisés, o seu povo e a religião monoteísta”, parte II - “Resumo e recapitulação”, seção (F): o retorno do recalcado, página 137. Freud trata das vicissitudes do complexo de Édipo, tanto na menina quanto no menino. Inicialmente, identificando-se com o genitor do mesmo sexo, o menino e a menina abrem mão desta identificação, buscando fazer o contrário destes. No entanto, como o exemplo de Goethe, estes traços identificatórias mantêm-se presentes e retornam posteriormente.
Da massa de material, apresentarei primeiramente alguns casos que se relacionam com o desenvolvimento do caráter. Tome-se, por exemplo, a moça que atingiu um estado da mais decidida oposição à mãe. Ela cultivou todas aquelas características que percebeu faltarem à mãe, e evitou tudo que a lembrasse da mesma. Podemos suplementar isso, dizendo que, em seus primeiros anos, como toda criança do sexo feminino, adotou uma identificação com a mãe e agora se rebela energicamente contra ela. Mas quando essa moça se casa e se torna, ela própria, esposa e mãe, não precisamos surpreender-nos por descobrir que ela começa a ficar cada vez mais parecida com a mãe a quem tanto antagonizou, até que finalmente a identificação com esta, identificação que ela supera, é inequivocamente restabelecida. O mesmo também acontece com os rapazes; inclusive o grande Goethe, que, no período de seu gênio, decerto olhava com desprezo para seu inflexível e pedante pai, em sua velhice desenvolveu traços que faziam parte do caráter deste (Freud, 1996pp, p. 137).
Goethe
09/11/2025 00:00