Freud, Sigmund (1996c). A interpretação dos sonhos. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. V. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1900).
A citação encontra-se em “A interpretação dos sonhos” no capítulo VI, intitulado “O trabalho do sonho, seção (E) - Representação por símbolos nos sonhos - outros sonhos típicos”, página 358. Neste momento, Freud dá algumas explicações sobre como considerar alguns elementos do sonho, de forma a não se afastar das representações culturais de determinados elementos.
Levando em conta essas restrições e ressalvas, darei agora prosseguimento ao tema. O imperador e a imperatriz (ou o rei e a rainha) de fato representam, em geral, os pais do sonhador; e o príncipe ou a princesa representa a própria pessoa que sonha. |1909|. Mas a mesma alta autoridade é atribuída aos grandes homens quanto ao Imperador, e por esta razão, Goethe, por exemplo, aparece como um símbolo paterno em alguns sonhos (Hitschmann, 1913) [1919] (Freud, 1996c, p. 385).
Goethe
09/11/2025 00:00