Freud, Sigmund (1996p). Conferências introdutórias sobre psicanálise (parte III). In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XVI. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1917).
A citação encontra-se em “Conferências introdutórias sobre psicanálise” (1917 [1916-17]), na Conferência XXIV: a teoria da libido e o narcisismo, páginas 418-419. Freud se utiliza de versos de West-östliche Diwan (Goethe, 1819) para ilustrar o “contraste” econômico existente entre narcisismo e o apaixonamento:
Os senhores acharão reconfortante, segundo penso, se, depois daquilo que constitui imagem seca da ciência, eu apresentar-lhes uma representação poética do contraste econômico entre o narcisismo e o estar apaixonado. Eis uma citação do West-östliche Diwan, de Goethe*:
ZULEIKA O servo e o senhor vitorioso, Como o povo, confessam, se indagados: Sorte suprema dos filhos da Terra, Só pode ser a personalidade. A vida é p’ra viver, não se a recusa, Se em nós mesmos equívocos não há; Ninguém pode escapar de algo à perda, Se seu ser se mantém sem mutação. HATEM É um fato, pode ser; assim o dizem; Mas noutra senda, hoje, estão meus passos: A síntese da sorte e plenitude Só em Zuleika encontro, tão-somente. De seu ser, em mim, o investimento Torna meu eu crescido e valioso; Se a mim, então, sua face recusasse, Num instante eu estarei perdido.
Hatem, assim, seu fim encontraria; Eu, no entanto, minha condição mudava; Me incorporava, veloz, àquele amante Que ela, desde agora, obsequiasse
(Freud, 1996p, p. 418-9).
Goethe, West-östlicher Diwan
10/11/2025 00:00