Freud, Sigmund (1996c). A interpretação dos sonhos. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. IV. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1900).
A citação encontra-se em “A interpretação dos sonhos” (1900) no capítulo V, intitulado “O material e as fontes dos sonhos”, seção (D) - “Sonhos típicos”, página 291. Trata-se de uma discussão sobre a forma em que as questões edipianas aparecem na peça Hamlet, que apresentaria as mesmas questões com relação ao desejo incestuoso e parricida que a peça trágica Édipo rei, no entanto, de forma recalcada. Refere-se ao personagem-título da peça Timon de Atenas como a expressão máxima de Shakespeare no tema da aversão à sexualidade.
A aversão pela sexualidade expressa por Hamlet em sua conversa com Ofélia ajusta-se muito bem a isto: a mesma aversão que iria apossar-se da mente do poeta em escala cada vez maior durante os anos que se seguiram, e que alcançou sua expressão máxima em Timon de Atenas (Freud, 1996c, p. 291).
Shakespeare, Timon de Atenas
08/11/2025 00:00