Sophienaugaber - 1ª referência

Freud, Sigmund (1996hhh). Os sonhos no folclore. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1911).

A citação encontra-se “Os sonhos no folclore”, na parte intitulada “O anel da fidelidade”, em uma nota de rodapé, páginas 219-220. Freud trata de histórias folclóricas que envolvem anéis, ligados à fidelidade. O anel no simbolismo dos sonhos relatados equivale ao órgão sexual feminino ou ao ânus da mulher. Neste ponto, Freud cita Goethe, que parece ter se interessado por tal simbolismo, conforme pontua Freud.

Goethe interessou-se por este simbolismo do anel e do dedo num Epigrama Veneziano (Paralipomena nº65, Sophienausgabe, Abt. II, Bd. 5, 381)

Curiosos anéis possuo! Excelentes pedras, gravadas Em soberbo estilo e concepção, unidas pelo mais puro dos ouros; Caro os homens pagam por estes anéis, adornados de igneas pedras, E amiúde os viste cintilar sobre a mesa de jogo. Mas de um anelzinho sei, cuja virtude não é a mesma, anel Que Hans Carvel outrora possuiu, tristemente quando velho. Totalmente enfiou o anel no menor de seus dez dedos. Quando somente o undécimo, o maior, é digno de nele entrar (Freud, 1996hhh, p. 219-220).

Goethe, Sophienaugaber

10/11/2025 00:00