Rei Lear - 3ª referência

Freud, Sigmund (1996vvv). O tema dos três escrínios. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1913).

A citação encontra-se em “O tema dos três escrínios” (1913), página 318. Neste artigo, Freud trata de diversas obras literárias em que um homem encontra-se na posição de escolher entre três mulheres e sempre escolhe a terceira, que tem uma característica específica, sempre a calada. Utiliza-se de Rei Lear para tratar do tema, com a ressalva de que o rei por ser velho, não escolhe entre três mulheres com as quais poderia ter uma relação amorosa, mas entre suas três filhas, dentre as quais, a terceira, Cordélia, tem a característica destacada por Freud.

Cordélia torna-se irreconhecível, indistinguível como o chumbo, permanece muda, ‘ama e cala’.[...] Decidimos comparar Cordélia, com sua recusa obstinada, ao chumbo. [...] Ouro e prata são ‘gritantes’; o chumbo é mudo - na verdade, como Cordélia, que ‘ama e cala’ (Freud, 1996vvv, p. 318).

Shakespeare, Rei Lear

08/11/2025 00:00