Referências ao autor - 6ª referência

Freud, Sigmund (1996uu). O prêmio Goethe. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1930).

A citação encontra-se em “O prêmio Goethe” (1930), página 222. Freud, nesta citação, se refere ao enigma que circunda a verdadeira identidade autor inglês William Shakespeare. Em mais de um momento de sua obra, o psicanalista demonstra a crença na teoria de que Shakespeare não foi somente um autor. Neste caso, ele levanta a possibilidade de duas origens distintas de Shakespeare, tanto a de um humilde escritor quanto a de um aristocrata.

Sentimos isso muito distintamente se o legado da história, sem generosidade, nos recusa a satisfação dessa necessidade, como no caso de Shakespeare, por exemplo. Inegavelmente, é penoso para todos nós que ainda hoje não saibamos quem foi o autor das Comédias, Tragédias e Sonetos de Shakespeare, se foi de fato o filho inculto do cidadão provinciano de Stratford, que atingiu uma modesta posição como ator em Londres, ou se foi ao contrário, o aristocrata, de nascimento e alta instrução, apaixonadamente inconstante, até certo ponto declassé, Edward de Vere, Décimo Sétimo Conde de Oxford, Grande Lorde Camareiro Hereditário da Inglaterra (Freud, 1996uu, p. 222).

Shakespeare

08/11/2025 00:00