Freud, Sigmund (1996jjj). Uma recordação de infância de Dichtung und Warheit. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XVII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1917).
A citação encontra-se em “Uma recordação de infância de Dichtung und Wahrheit” (1917), página 159. Após receber um paciente que lhe narra uma história muito semelhante com a contada por Goethe, em seu livro autobiográfico Dichtung und Wahrheit (1833), Freud investigará a memória do escritor. Trecho da lembrança de Goethe, transcrita por Freud.
Uma bela tarde, quando tudo estava tranquilo na casa, eu brincava com meus pratos e panelinhas no vestíbulo e, já que isso não parecia levar a nada, arremessei um prato à rua e rejubilei-me por vê-lo despedaçar-se tão alegremente. Os von Ochsenstein, vendo o quanto me deleitava e quão jocosamente batia palmas, gritaram: “Faz outra vez!” Não hesitei em lançar um pote para o calçamento de pedra e, depois, como continuassem a gritar “Outro!”, um após o outro todos os meus pratinhos, caçarolas e panelas. [...] (Freud, 1996jjj, p. 159).
Goethe, Dichtung und Wahrheit, Poesia e verdade
10/11/2025 00:00