Os sábios universais - 1ª referência

Freud, Sigmund (1996lll). Lembranças encobridoras. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. III. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1899).

A citação encontra-se em “Lembranças encobridoras” (1899), página 298. Freud recorre a um verso de Schiller para apontar as duas forças mais importantes para o homem: a fome e o amor. Ambos representam, respectivamente, a pulsão de conservação e a pulsão sexual.

[...] Uma recordação como essa, cujo valor reside no fato de representar na memória impressões e pensamentos de uma data posterior cujo conteúdo está ligado a ela por elos simbólicos ou semelhantes, pode perfeitamente ser chamada de “lembrança encobridora”. De qualquer modo, você deixará de se sentir surpreso pela frequente repetição dessa cena em sua mente. Ela não pode mais ser considerada inocente, já que, como descobrimos, é a conta certa para ilustrar os mais importantes pontos críticos de sua vida, a influência das duas mais poderosas forças motivacionais - a fome e o amor [2]. Nota de rodapé 2: Alusão a um verso de Schiller em “Die Weltweisen”, que era favorito de Freud (Freud, 1996lll, p. 298).

Os sábios universais

06/11/2025 00:00