Os Irmãos Karamázov - 7ª referência

Freud, Sigmund (1996mm). Sexualidade feminina. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1931)

A citação encontra-se em “Sexualidade feminina” (1931), página 244. Freud recorre a uma expressão utilizada no julgamento de defesa de Dmitri, em Os irmãos Karamázov. No romance, o advogado de defesa considera o processo jurídico uma faca de dois gumes. Freud se vale desta afirmação, mas atribui a característica ambígua à psicologia, considerando-a uma faca de dois gumes.

Nota de rodapé 1: É de prever que analistas masculinos com opiniões feministas, bem como nossas analistas femininas, discordem do que afirmei aqui. Dificilmente deixarão de objetar que tais noções se originam do ‘complexo de masculinidade’ do macho e se destinam a justificar, com fundamentos teóricos, sua inclinação inata a desprezar e oprimir as mulheres. Mas essa espécie de argumentação psicanalítica nos faz relembrar aqui, como tão frequentemente acontece, a famosa ‘faca de dois gumes’, de Dostoiévski. Por sua vez, os opositores daquele que argumentam dessa maneira pensarão ser inteiramente natural que o sexo feminino se recuse a aceitar um ponto de vista que parece contradizer sua igualdade cobiçada com os homens. O emprego da análise como arma de controvérsia evidentemente não pode levar a decisão alguma. – [A expressão de Dostoievski (um símile aplicado à psicologia) ocorre no discurso da defesa, no relato do julgamento de Mitia, no Capítulo X do Livro XII de Os irmãos Karamassovi. Freud já a citou em seu artigo sobre ‘Dostoievski e o Parricídio’ (1928b), pág. 218 deste volume. O símile real utilizado por Freud e existente no original russo é ‘um porrete com duas pontas’.] (Freud, 1996mm, p. 244).

Literatura, Dostoiévski, Os irmão Karamázov