Os Irmãos Karamázov - 3ª referência

Freud, Sigmund (1996ll). Dostoiévski e o parricídio. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1928[1927]).

A citação encontra-se em “Dostoievski e o parricídio” (1928 [1927]), página 197. Em 1900, Freud reconheceu nas obras Édipo Rei, de Sófocles, e em Hamlet, de Shakespeare, a presença dos mesmos elementos que encontrou em sua auto-análise e em seu trabalho clínico, o incesto e o parricídio. 28 anos depois, no artigo reservado a Dostoiévski, Freud reconhece no romance deste, Os irmãos Karamázov, a presença dos mesmos elementos. Freud considera que não se deve a uma coincidência do acaso que as três grandes obras da literatura ocidental - Édipo rei, Hamlet e Os irmãos Karamázov - tragam o tema do parricídio e do incesto.

Dificilmente pode dever-se ao acaso que três das obras-primas da literatura de todos os tempos - Édipo Rei, de Sófocles; Hamlet, de Shakespeare; e Os irmãos Karamazov, de Dostoievski - tratem todas do mesmo assunto, o parricídio. Em todas as três, ademais, o motivo para a ação, a rivalidade sexual por uma mulher, é posto a nu (Freud, 1996ll, p. 197).

Literatura, Dostoiévski, Os irmão Karamázov