Os Irmãos Karamázov - 1ª referência

Freud, Sigmund (1996ll). Dostoiévski e o parricídio. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1928[1927]).

A citação encontra-se em “Dostoievski e o parricídio” (1928 [1927]), página 187. Freud reconhece o romance de Dostoiévski como o maior romance jamais escrito e reserva ao escritor russo um lugar de destaque ao lado de dois outros grandes nomes da literatura ocidental, Sófocles e Shakespeare.

Quatro facetas podem ser distinguidas na rica personalidade de Dostoievski: o artista criador, o neurótico, o moralista e o pecador. Como encontrar o caminho nessa desnorteadora complexidade?
O artista criador é o menos duvidoso: o lugar de Dostoievski não se encontra muito atrás de Shakespeare. Os irmãos Karamazov são o mais grandioso romance jamais escrito; quanto ao episódio do Grande Inquisidor, um dos pontos culminantes da literatura mundial, dificilmente qualquer valorização será suficiente (Freud, 1996ll, p. 187).

Literatura, Dostoiévski, Os irmão Karamázov