A Oficina de Escrita na enfermaria de psiquiatria do HUPE: um dispositivo terapêutico de humanização das práticas em saúde mental

In: Cunha, C. C. da (Org.). Notas sobre a experiência da psicologia no campo da saúde: a arte do encontro na formação. Rio de Janeiro: Ed. IFEN, 2025.

Nosso objetivo é o de apresentar e discutir o trabalho que vem sendo realizado na Oficina de Escrita na enfermaria da Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UDAPq-HUPE) à luz da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (HumanizaSUS), bem como da nossa experiência enquanto residentes e estagiária de Psicologia na UDAPq-HUPE. Esta Oficina foi criada no ano de 2020 como uma proposta da docente e supervisora da clínica especializada na UDAPq-HUPE, que compõe o Programa de Residência em Psicologia Clínica Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IP/UERJ). Trata-se de um dispositivo terapêutico alinhado às diretrizes da HumanizaSUS e da Reforma Psiquiátrica Brasileira (RPB), sendo a atuação de residentes e estagiários orientada pela teoria da clínica psicanalítica das psicoses.

https://psicanaliseliteratura.capile.net/artigos/oficina-de-escrita-hupe.pdf