Macbeth - 10ª referência

Freud, Sigmund (1996r). Uma criança é espancada - Uma contribuição ao estudo da origem das perversões sexuais. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XVII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1919).

A citação encontra-se em “Uma criança é espancada - Uma contribuição ao estudo da origem das perversões sexuais” (1919), página 203. Freud trata da natureza das fantasias de espancamento do outro, o que implica na relação o amor e o ódio presente no complexo familiar ao qual a criança está enredada e a origem dos impulsos aos quais as fantasias satisfazem. Quando se refere as feiticeiras da peça Macbeth, de Shakespeare, é para sustentar que as fantasias não são de natureza sexual nem sádica, antes são a matéria da qual serão feitas.

Como é sabido, todos os sinais sobre os quais nos acostumamos a basear as nossas distinções, tendem a perder a clareza à medida em que nos aproximamos da fonte. Assim, talvez possamos dizer, em termos que recordam a profecia feita pelas Três feiticeiras a Banquo: ‘Não claramente sexual, nem sádica, em si, mas ainda assim a natureza da qual ambos os impulsos surgirão depois’. Em todo caso, contudo, não há motivos pra suspeitas de que nessa primeira fase a fantasia já esteja a serviço de uma excitação que envolve os genitais e encontra saída por meio de um ato masturbatório (Freud, 1996r, p. 203).

Shakespeare, Macbeth

08/11/2025 00:00