Henrique IV - 2ª referência

Freud, Sigmund (1996c). A interpretação dos sonhos. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. V. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1900).

A citação encontra-se em “A interpretação dos sonhos” (1900) no capítulo VI, intitulado “O trabalho do sonho”, seção (H) - “Os afetos nos sonhos”, subseção V. Neste trecho, Freud fala de um sonho e se remete a um episódio em que seu amigo Josef, que seguia os mesmos passos no laboratório de Brücke, desejara uma promoção, afastando-o de seu cargo o mestre, que já estava idoso e doente. De forma que, a partir desta lembrança, Freud afirma que o mesmo desejo lhe ocorrera. Assim, menciona o personagem príncipe Hal, que almejou a coroa de alguém enfermo, no caso, seu próprio pai.

Como não deixa de ser natural, alguns anos antes, eu próprio acalentara um desejo ainda mais vivo de preencher uma vaga. Onde quer que haja hierarquia e promoção, está aberto o caminho para desejos que pedem supressão. O Príncipe Hal, de Shakespeare, mesmo junto ao leito de seu pai enfermo, não pôde resistir à tentação de experimentar a coroa. Mas, como seria de se esperar, o sonho puniu meu amigo e não a mim por esse desejo impiedoso (Freud, 1996c, p. 516).

Shakespeare, Henrique IV

08/11/2025 00:00