Hamlet - 3ª referência

Masson, Jeffrey Moussaief (1986). Carta de 21 de setembro de 1897. In A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess 1887-1904. Rio de Janeiro: Imago.

A citação encontra-se no capítulo intitulado “A teoria transformada”, conforme a divisão feita pelo editor das cartas, página 267. Nesta passagem, Freud cita uma reconhecida frase proferida por Hamlet (“estar preparado é tudo!”), reformulando-a para tratar de seu bom ânimo, apesar de seu lamento sobre ter se deparado com a insuficiência de sua teoria das neuroses e, consequentemente, com a quebra de suas expectativas futuras:

Bem, continuando minha carta. Modifico a afirmação de Hamlet, “Estar preparado”, para: estar alegre é tudo! A rigor, eu poderia estar muito descontente. A expectativa da fama eterna era belíssima, assim como a da riqueza certa, independência completa, viagens e elevar as crianças acima das graves preocupações que me roubaram a juventude. Tudo dependia de a histeria funcionar bem ou não. Agora, posso voltar a ficar sossegado e modesto e continuar a me preocupar e a economizar. Ocorre-me uma historinha de minha coleção: ‘Rebeca, tire o vestido; você não é mais noiva nenhuma.’ Apesar de tudo, estou com ótimo estado de ânimo e satisfeito por você sentir uma necessidade de rever-me semelhante à minha de encontrá-lo (Masson, 1986, p. 267).

Shakespeare, Hamlet

08/11/2025 00:00