Freud, Sigmund (1996j). Totem e Tabu. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1913).
A citação encontra-se em “Totem e Tabu” (1913), página 167. É acompanhada por nota que traz o original da tradução de “no princípio foi Ato” (Im Anfang die Tat) e localiza a frase na obra de Goethe: Fausto, Parte I, Cena 3. Este verso é citado por Freud quando ele compara o homem primitivo e o neurótico:
Tampouco devemos deixar-nos influenciar demais em nosso julgamento dos homens primitivos pela analogia com os neuróticos. Há distinções, também, que devem ser levadas em conta. Sem dúvida alguma, é verdade que o contraste nítido que nós traçamos entre o pensar e o fazer acha-se ausente em ambos. Mas os neuróticos são, acima de tudo, inibidos em suas ações: neles, o pensamento constitui um substituto completo do ato. Os homens primitivos, por outro lado, são desinibidos: o pensamento transforma-se diretamente em ação. Neles, é antes o ato que constitui um substituto do pensamento, sendo por isso que, sem pretender qualquer finalidade de julgamento, penso que no caso que se nos apresenta pode-se presumir com segurança que ‘no princípio foi Ato’ (Freud, 1996j, p. 167).
Goethe, Fausto
10/11/2025 00:00