Fausto - 29ª referência

Freud, Sigmund (1996j). Totem e Tabu. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1913).

A citação encontra-se em “Totem e Tabu” (1913 [1912-13]) no capítulo IV, intitulado “O retorno do totemismo na infância”, página 165. Freud questiona as maneiras e meios através dos quais estados mentais são transmitidos de uma geração para a seguinte. Segundo o autor, parte dessa questão pode ser respondida se se considerar que há a necessidade de uma “espécie de ímpeto” individual antes que “disposições psíquicas” herdadas possam ser “despertadas para o funcionamento real” neste indivíduo. Afirma, assim, que este pode ser o significado das palavras de Goethe nos versos mencionados:

A menos que os processos psíquicos sejam continuados de uma geração para outra, ou seja, se cada geração fosse obrigada a adquirir novamente sua atitude para com a vida, não existiria progresso neste campo e quase nenhuma evolução. Isso dá origem a duas outras questões: quanto podemos atribuir à continuidade psíquica na seqüência das gerações? Quais são as maneiras e meios empregados por determinada geração para transmitir seus estados mentais à geração seguinte? Não vou fingir acreditar que estes problemas estão suficientemente explicados ou que a comunicação direta e a tradição - as primeiras coisas que nos ocorrem - são suficientes para explicar o processo. A psicologia social em geral mostra muito pouco interesse pela maneira através da qual se estabelece a continuidade exigida pela vida mental de sucessivas gerações. Uma parte do problema parece ser respondida pela herança de disposições psíquicas que, no entanto, necessitam receber alguma espécie de ímpeto na vida do indivíduo antes de poderem ser despertadas para o funcionamento real. Pode ser este o significado das palavras do poeta:

Was du ererbt Von deinen Vätern hast, Erwib es, um es zu besitzen

(Freud, 1996j, p. 165).

Há uma nota do editor contendo a tradução da citação:

[Goethe, Fausto, Parte I, Cena I: ‘Aquilo que herdaste de teus pais, conquista-o para fazê-lo teu’.] (Strachey, 1996j, p. 165).

Goethe, Fausto

10/11/2025 00:00