Fausto - 18ª referência

Masson, Jeffrey Moussaief (1986). Carta de 14 de outubro de 1900. In A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess (1887-1904). Rio de Janeiro: Imago.

A citação encontra-se no capítulo intitulado “Dora e Psicopatologia da vida cotidiana”, conforme a divisão feita pelo editor das cartas, página 428. Em nota, o editor da correspondência, Jeffrey Moussaieff Masson, afirma que a citação solicitada a Fliess encontra-se em Fausto, parte II, cena 5. A tradução proposta para o português “O mundo está tão repleto de coisas fantasmagóricas…”. A Dra. Vera Ribeiro, tradutora da correspondência de Freud a Fliess para o português, traduz os versos em que a citação se encontra da seguinte forma:

Antes na escuridão eu buscava, assim era eu — Antes de maldizer tão perversamente o mundo. Agora enchem o ar tantas formas assombradas Que ninguém sabe o melhor meio de escapar. Mesmo que o dia reluza com brilho racional, A noite nos enreda em teias de sonhos”

Para a "Psicologia do Cotidiano", gostaria de lhe pedir emprestado aquele ótimo lema, Nun ist die Welt von diesem Spuk so voll... No mais, tenho lido arqueologia grega e me deleitado com viagens que nunca farei e tesouros que jamais possuirei. (Masson, 1986, p. 428).

Goethe, Fausto

10/11/2025 00:00