Freud, Sigmund (1996h). Análise de fobia em um menino de cinco anos. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol X. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1909).
A citação encontra-se em “Análise de uma fobia em um menino de cinco anos” (1909), na parte III, página 120. Neste momento do artigo, Freud comenta alguns elementos levantados pelo pai de Hans através de seus relatos. No trecho destacado, Freud afirma que o enigma da origem talvez seja o próprio enigma da Esfinge distorcido. Identifica a questão da origem na pergunta feita pela esfinge a Édipo, qual seja: qual é o animal que de manhã anda de quatro patas (tetrapous), ao meio-dia em duas (dipous) e a tarde com três patas (tripous)? Para a qual a resposta de Édipo teria sido: o homem. Em diversos momentos da obra freudiana, o psicanalista vienense se refere ao enigma da esfinge como análogo ao enigma da origem dos bebês.
Ele deparou o grande enigma do de onde é que os bebês vêm, que é, talvez, o primeiro problema a ocupar os poderes mentais de uma criança, e do qual o enigma da Esfinge tebana provavelmente não é mais do que uma versão distorcida (Freud, 1996h, p. 120).
Édipo Rei
06/11/2025 00:00