Freud, Sigmund (1996h). O esclarecimento sexual das crianças (carta aberta ao Dr. M. Füsrt). In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol IX. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1909).
A citação encontra-se em “O esclarecimento sexual das crianças (carta aberta ao Dr. M. Füsrt)” (1907), página 126. Neste trecho, Freud trata de um dos grandes problemas a acossar a mente das crianças: a origem dos bebês. Identifica esta questão na pergunta feita pela esfinge a Édipo, qual seja: qual é o animal que de manhã anda de quatro patas (tetrapous), ao meio-dia em duas (dipous) e a tarde com três patas (tripous)? Para a qual a resposta de Édipo teria sido: o homem. Em diversos momentos da obra freudiana, o psicanalista vienense se refere ao enigma da esfinge como análogo ao enigma da origem dos bebês.
O segundo grande problema a ocupar a mente de uma criança - um pouco mais tarde, sem dúvida - é o da origem dos bebês. Isso geralmente é despertado pelo indesejado nascimento de um irmão ou de uma irmã. Trata-se da questão mais remota e premente a atormentar a humanidade imatura. Os que sabem interpretar os mitos e as lendas podem identificá-lo no enigma que a Esfinge de Tebas apresenta a Édipo. As respostas usualmente concedidas à criança danificam seu genuíno instinto de investigação e, via de regra, também desferem o primeiro golpe na confiança que ela deposita em seus pais. Dessa data em diante, geralmente começa a desconfiar dos adultos e a esconder deles seus interesses mais íntimos (Freud, 1996, p. 126).
Édipo Rei
06/11/2025 00:00