Complexo de Édipo - 8ª referência

Freud, Sigmund. (1996c). A interpretação dos sonhos. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. V. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1900).

A citação encontra-se em “A interpretação dos sonhos” (1900) no capítulo VI, intitulado “O trabalho do sonho”, seção E - “Representação por símbolos nos sonhos” - outros sonhos típicos, subseção VIII - Um sonho modificado com escadas, páginas 404-405. Neste trecho Freud remete-se a um paciente que tinha fantasias incestuosas com relação a sua mãe.

Um de meus pacientes, um homem cuja abstinência sexual lhe foi imposta por uma neurose grave e cujas fantasias [inconscientes] se fixavam na mãe, sonhava repetidamente estar subindo escadas na companhia dela. Certa vez, fiz-lhe o comentário de que uma dose moderada de masturbação provavelmente lhe faria menos mal do que sua auto-restrição compulsiva, tendo isso provocado o seguinte sonho: Seu professor de piano o repreendia por negligenciar seus estudos de piano e por não praticar os Études de Moscheles e o Gradus ad Parnassum de Clementi. À guisa de comentário, ele ressaltou que Gradus também são “degraus” e que o próprio teclado é uma escadaria, já que contém escalas [escadas de mão]. Cabe dizer que não há nenhum grupo de idéias que seja incapaz de representar fatos e desejos sexuais (Freud, 1996c, p. 404-405).

Complexo de Édipo