Freud, Sigmund (1996mm). Sexualidade feminina. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1931
A citação encontra-se em “Sexualidade feminina” (1931), capítulo II (p. 243). Esta citação continua a argumentação da citação anterior, contida no capítulo I, sobre a diferença entre o complexo de édipo masculino e feminino. Aqui, Freud remonta os elementos constitutivos do complexo de Édipo masculino, o amor pela mãe e ódio pelo pai, e sua relação com o complexo de castração, fomentado a partir da constatação da castração feminina e pelo intenso interesse narcísico do menino por seu órgão sexual. O medo de perder este órgão tão intensamente investido está no princípio do declínio do complexo de édipo masculino.
Já aprendemos também que ainda existe uma outra diferença entre os sexos, a qual se relaciona com o complexo de Édipo. Temos aqui a impressão de que o que dissemos sobre o complexo de Édipo se aplica de modo absolutamente estrito apenas à criança do sexo masculino, e de que temos razão ao rejeitarmos a expressão ‘complexo de Electra’, que procura dar ênfase à analogia entre a atitude dos dois sexos. É apenas na criança do sexo masculino que encontramos a fatídica combinação de amor por um dos pais e, simultaneamente, ódio pelo outro, como rival. No caso dele, é a descoberta da possibilidade de castração, tal como provada pela visão dos órgãos genitais femininos, que impõe ao menino a transformação de seu complexo de Édipo e conduz à criação de seu superego, iniciando assim todos os processos que se destinam a fazer o indivíduo encontrar lugar na comunidade cultural. Após o agente paterno ter sido internalizado e ter-se tornado um superego, a tarefa seguinte consiste em desligar este último das figuras de quem originalmente constituiu o representante psíquico. Nesse notável curso de desenvolvimento, é precisamente o interesse narcísico do menino por seus órgãos genitais - seu interesse em preservar o pênis - que é transformado numa restrição de sua sexualidade infantil (Freud, 1996mm, p. 243).
Complexo de Édipo
29/10/2025 00:00