Complexo de Édipo - 55ª referência

Freud, Sigmund (1996gg). Um estudo autobiográfico. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XX. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1925[1924]). 

A citação encontra-se em “Um estudo autobiográfico” (1925 [1924]) no capítulo IV, página 62. Freud aponta o superego como herdeiro do complexo de Édipo, cujo declínio inicia-se a partir do medo de castração que o menino sente em relação ao pai, figura que surge como interditor de seu desejo incestuoso pela mãe. Com o surgimento do superego ocorre a internalização da lei paterna e aparecimento do sentimento inconsciente de culpa gerado pelo masoquismo moral.

Em meus mais recentes trabalhos especulativos entreguei-me à tarefa de dissecar nosso aparelho mental, com base no ponto de vista analítico dos fatos patológicos, e o dividi em ego, um id e um superego. O superego é o herdeiro do complexo edipiano e representa os padrões éticos da humanidade (Freud, 1996gg, p. 62, grifos do original).

Complexo de Édipo

29/10/2025 00:00