Complexo de Édipo - 37ª referência

Freud, Sigmund (1996u). Psicologia de grupo e a análise do ego. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1921).

A citação encontra-se em “Psicologia de grupo e análise do ego” (1921) no capítulo VII, intitulado “Identificação”, página 112. No trecho, Freud relaciona a gênese da homossexualidade masculina ao complexo de Édipo e seus desdobramentos, identificando como seu motor o processo de identificação com a mãe.

A gênese do homossexualismo masculino, em grande quantidade de casos, é a seguinte: um jovem esteve inusitadamente e por longo tempo fixado em sua mãe, no sentido do complexo de Édipo. Finalmente, porém, após o término da puberdade, chega a ocasião de trocar a mãe por algum outro objeto sexual. As coisas sofrem uma virada repentina: o jovem não abandona a mãe, mas identifica-se com ela; transforma-se e procura então objetos eu possas substituir o seu ego para ele, objetos aos quais possa conceder um amor e um carinho iguais aos que recebeu de sua mãe (Freud, 1996u, p. 112).

Complexo de Édipo

29/10/2025 00:00