Freud, Sigmund (1996p). Conferências introdutórias sobre psicanálise (parte III). In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XVI. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1917).
A citação encontra-se em “Conferências introdutórias sobre psicanálise” (1917[1916-17]) na Conferência XXIII – “Os caminhos da formação dos sintomas”, página 365. Trata-se de uma breve citação, a fim de retomar a questão da temporalidade à qual o complexo de Édipo deve ser entendido. Na época em que os desejos e investimentos libidinais ocorreram, na mais tenra relação entre criança e seus pais, não tiveram nenhuma significação. É a posteriori que estas experiências ganham características tão repulsivas:
Consideramos agora, detidamente, o fato de a investigação analítica mostrar que a libido dos neuróticos está ligada às suas experiências sexuais infantis. Assim, ela confere a essas experiências uma dimensão de grande importância para a vida e a doença dos seres humanos. Elas mantêm, sem qualquer redução, essa importância, no que concerne ao trabalho terapêutico. Se, todavia, nos abstrairmos dessa tarefa, podemos, assim mesmo, ver facilmente que existe nesse ponto o perigo de um equívoco que poderia levar-nos a basear nossa visão da vida, com demasiada unilateralidade, na situação neurótica. Devemos, afinal, deduzir da importância das experiências infantis o fato de que a libido a elas retornou regressivamente, após haver sido expulsa de suas posições posteriores. Nesse caso, torna-se muito tentadora a conclusão inversa - a de que essas experiências libidinais não tiveram absolutamente nenhuma importância na época em que ocorreram, e apenas regressivamente a adquiriram. Os senhores se recordarão de que já consideramos uma alternativa similar em nossa discussão sobre o complexo de Édipo (Freud, 1996p, p. 365, grifo do original).
Complexo de Édipo
29/10/2025 00:00