Complexo de Édipo - 21ª referência

Freud, Sigmund (1996k). O interesse científico da psicanálise. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1913).

A citação encontra-se em “O interesse científico da psicanálise” (1913), na parte II - “O Interesse da Psicanálise para as Ciências Não-Psicológicas, item (H) - O Interesse Educacional da Psicanálise”, página 197. Freud trata, nesta passagem, da dificuldade na lida com crianças na área da educação, devido, em parte, ao desconhecimento dos processos psíquicos que atravessam esse período da vida, mencionando o complexo de Édipo.

[...] Nossa amnésia infantil prova que nos tornamos estranhos à nossa infância. A psicanálise trouxe à luz os desejos, as estruturas de pensamento e os processos de desenvolvimento da infância. [...] O espanto incrédulo com que se defrontam as descobertas estabelecidas com maior grau de certeza pela psicanálise sobre o tema da infância - o complexo de Édipo, o amor a si próprio (ou ‘narcisismo’), a disposição para as perversões, o erotismo anal, a curiosidade sexual - é uma medida do abismo que separa nossa vida mental, nossos juízos de valor e, na verdade, nossos processos de pensamento daqueles encontrados mesmo em crianças normais (Freud, 1996k, p. 197).

Complexo de Édipo

29/10/2025 00:00