Freud, Sigmund (1996e). Fragmento da análise de um caso de histeria. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. VII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1905).
A citação encontra-se em “Fragmento da análise de um caso de histeria” (1905), no item I - “O quadro clínico”, página 61. Refere-se à relação de Dora com seu pai, cuja dinâmica, nas palavras de Freud, parecia mais com a de uma esposa ciumenta do que com a de uma filha.
Aprendi a ver nessas relações amorosas inconscientes entre pai e filha ou entre mãe e filho, conhecidas por suas consequências anormais, uma revivificação de germes dos sentimentos infantis. Expus em outros lugares¹ em que tenra idade a atração sexual se faz sentir entre pais e filhos, e mostrei que a lenda de Édipo provavelmente deve ser considerada como a elaboração poética do que há de típico nessas relações. É provável que se encontre na maioria dos seres humanos um traço nítido dessa inclinação precoce da filha pelo pai e do filho pela mãe, e deve-se presumir que ela seja mais intensa, já desde o início, no caso das crianças constitucionalmente destinadas à neurose, que têm amadurecimento precoce e são famintas de amor (Freud, 1996e, p. 61).
Nota de rodapé 1: “Em A Interpretação dos Sonhos, 1900a [Capítulo V, Seção D (B), Ed. Standard, Vol. IV, p. 240 e segs.], e no terceiro de meus Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, 1905d [neste volume, p.215].” (Freud, 1996e, p. 61).
Complexo de Édipo
29/10/2025 00:00