Campanha na França - 1ª referência

Freud, Sigmund (1996uu) O prêmio Goethe.  In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Obra original publicada em 1930).

A citação encontra-se em “O prêmio Goethe” (1930), página 221. Em 1930, o ‘Prêmio Goethe’ foi concedido à Freud. Este prêmio era concedido a personalidades cuja obra fosse destaque na cultura alemã. Impossibilitado de receber o prêmio pessoalmente, devido a graves problemas de saúde, sua filha, Anna Freud, recebeu-o em nome do pai e leu o discurso de agradecimento escrito previamente por ele. Na opinião de Freud, Goethe havia se aproximado em diversos pontos da psicanálise, por exemplo, no relato presente em Campanha na França, no qual o escritor fornece auxílios psicológicos.

Na verdade, repetidas vezes ele efetuou tentativas de fornecer auxílio psicológico, tal como, por exemplo ao desafortunado homem que, nas Cartas, é denominado de Kraft, e ao Professor Plessing, de quem nos fala em Campagne in Frankreich [Campanha na França], e o processo que aplica vai além do método da confissão católica, aproximando-se em alguns pormenores dignos de nota, da técnica de nossa psicanálise (Freud, 1996uu, p. 221)

Goethe, Kampagne in Frankreich, Campanha na França

10/11/2025 00:00