A tempestade - 1ª referência

Freud, Sigmund (1996j). Totem e Tabu. In Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1913).

A citação encontra-se em “Totem e Tabu” (1913 [1912-13]), no capítulo IV, intitulado “O retorno do totemismo na infância”, parte (7), em uma nota de rodapé, página 162. Freud situa, nesta nota, nos versos de A Tempestade, de Shakespeare, algo que diria respeito à problemática da eliminação do pai primevo e das subsequentes tentativas de substituí-lo:

Nas palavras de Ariel, em The Tempest (A Tempestade): A cinco braças inteiras o teu pai jaz; De seus ossos o coral se faz; Pérolas são o que seus olhos eram: Nada nele definha, mas sofre, Em vez disso, uma mudança marinha Em algo de rico e estranho (Freud, 1996j, p. 162).

A nota acompanha a seguinte passagem do texto:

Um acontecimento como a eliminação do pai primevo pelo grupo de filhos deve inevitavelmente ter deixado traços inerradicáveis na história da humanidade e, quanto menos ele próprio tenha sido relembrado, mais numerosos devem ter sido os substitutos a que deu origem (Freud, 1996j, p. 162).

Shakespeare, A tempestade

08/11/2025 00:00